sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Boa Noite.
Ao longo do curso o professor Silvio nos propôs de ler 5 textos relacionados a sua matéria ( Jogos Brinquedos e Brincadeiras ), na semana passada (23) o texto proposto era: Os jogos e os homens do autor Roger Caillois, onde nele falava sobre divisão de jogos, sendo eles:

Agôn(competição)
Alea(sorte)
Mimicry(simulacro)
Ilinx(Vertigem)




E hoje (30) o professor nos reuniu para a montagem de brinquedos, nos quais fazem, de certa forma, parte da divisão de jogos.


Primeiro, nos ensinou a fazer o "foguetinho", utilizando: jornal, papel crepom, durex, barbante.




Nos ensinou a fazer peteca. Material: Jornal e Durex.




Fizemos também o Encaixa Bolinhas. Utilizando: duas garrafas pet's iguais, bolinhas de gude, durex.
O professor para dar mais "emoção no brinquedo" resolveu bater uma aposta (R$0,50), na qual quem conseguisse colocar as bolinhas no buraco em menos tempo.



Brincamos também de: 7 pecados: Uma pessoa está com a bola separadamente do restante dos participantes do jogo, esta pessoa escolhe um tema (por exemplo COR), assim os participantes escolhem a cor e diz aleatoriamente as cores para o 'pega'. O pega escolhe a cor desejada e GRITA a cor (no caso) joga a bola pro alto e sai correndo, quem dos participantes falou essa cor sai correndo atras da bola, pega ela e grita SETE PECADOS, todos que estavam correndo para imediatamente. A pessoa escolhida dá sete passos em direção a qualquer pessoa e tenta queima-la, e assim segue o jogo.


O professor Marquinhos, trouxe para nós o ‘Slackline’: corda-bamba em inglês. E com um toque ainda mais radical. É a corda bamba ao alcance do respeitável público. O número de circo virou esporte radical.


Brincamos também de mimica, em dois grupos separados onde cada grupo escolheu 3 filmes a serem imitados por meio de mimica. O grupo oposto diz a um representante do outro grupo o filme que eles escolheram, o representante do outro grupo faz a mimica para o seu grupo e tem 2 minutos para o grupo adivinhar o nome do filme. E assim vai indo.. Cada hora um grupo.





Em cada brincadeira tem de certa forma a competição, a imaginação, a mimica, a adrenalina, a sorte.
O bom desta matéria é poder interagir e ir alem de jogar bola. Poder estudar mais à fundo sobre as diversar brincadeiras está sendo o "mais divertido" da matéria.






Post Mariana Marques


2 comentários:

  1. Salve, galera! É o Marquinhos!

    Estou gostando muito do blog de vocês. Variedade de fontes (artigos, visitas, experiências, vídeos, fotos...), reflexões pertinentes, registros das aulas... Continuem alimentando esse espaço com coisas que os toquem!

    Gostaria também de deixar uma provocação: a relação do brincar com as novas tecnologias e o mundo virtual não pode ser mais "harmoniosa" do que vocês têm pintado nos posts? Vale pensar...

    Abraço,

    Marcos de Abreu Melo

    ResponderExcluir
  2. Valeu Marquinhos! Com certeza, o blog será alimentado sempre!!!

    ResponderExcluir